terça-feira, 14 de abril de 2009

Pra Fazer Diferente: Saúde


Entendendo saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e
social, e não apenas como a ausência de doença, devemos valorizar a
formação de todos os estudantes da área de saúde da UnB. Infelizmente, o
dialogo entre os cursos é muito limitado e carregado de intolerância. Para
uma formação completa do profissional de saúde precisamos vencer nossas
diferenças e trabalhar juntos!

Outra importante pauta é o Hospital Universitário de Brasília (HUB) que é responsável por uma parte considerável dos atendimentos públicos do DF. A luta pela garantia do direito à saúde passa pela defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela integração do HUB à nossa vivência acadêmica. Conheça algumas de nossas propostas para essa área:

1. Rever e regularizar os terceirizados no Hospital Universitário. Por melhores condições de trabalho para o técnico da UnB.

2. Fortalecer o HUB como espaço de atendimento da comunidade, por meio do SUS.

3. Lutar pelo desenvolvimento do projeto Pró-Saúde, com mais aulas de atenção básica fora do HUB, sem esquecer das necessidades do projeto, como transporte, material e apoio docente aos estudantes.

4. Expor a necessidade de levar o Pro-Saúde também para ao Campus Ceilândia.

5. Cobrar a finalização dos prédios do HUB que atualmente estão em construção e reforma, além da melhoria em vários pontos críticos, como a cozinha do Hospital.

6. Outra mobilização importante é pela garantia de material de trabalho e pesquisa, além de uma estrutura mais agradável de trabalho a todos que participam do HUB.

7. Trabalhar pela reformulação dos conselhos do hospital, lutando pela representação de todas as áreas da saúde. Atualmente, o conselho de maior importância tem maior parte dos conselheiros indicados pelo diretor do HUB ou pelo Reitor.

8. Apoiar os trabalhos do GT Humanização e o envolvimento de estudantes em suas atividades.

9. Garantir que a gestão do HUB seja livre de fundações de direito privado e da dupla entrada.

10. Realizar ciclo de debates sobre a regulamentação das profissões da saúde, garantindo participação de todas as áreas envolvidas.

11. Ajudar na mobilização por melhoria nos equipamentos dos laboratórios de ensino, bem como apoiar a concretização da Farmácia Escola e da Clinica Escola de Odontologia.

12. Pela ampliação da oferta no curso de verão, sobretudo dentro do programa Pro-Saúde.

13. Apoiar Centros Acadêmicos na discussão da reforma curricular de seus cursos.

Um comentário:

  1. A existência de terceirados configura uma dezena de crimes, não deles mas de quem os contratou. Porém eles não podem ser puramanente integrados, o concurso deve ser imediato e aberto a todo brasieiro, a universidade, ou os estudantes, pode no maximo prover, apos o edital, curso perparatório.
    hasta

    ResponderExcluir