segunda-feira, 27 de abril de 2009

Pra Fazer Diferente: Fazenda Água Limpa (FAL)

A UnB possui uma fazenda que serve de pólo para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Apesar da grandeza que é a Fazenda Água Limpa (FAL), muitos desconhecem sua existência. Além de maior integração com o resto das atividades universitárias, uma outra vitória foi conquistada pelos estudantes na FAL: a nomeação de um novo diretor. Isto foi um avanço uma vez que a antiga administração da fazenda sempre dificultou a atuação dos estudantes naquela unidade. Contudo, ainda é preciso avançar mais.

É absurdo que até hoje FAL não produza o suficiente para conquistar a sua autonomia financeira. Por isso propomos um novo planejamento das atividades da FAL, com vistas a tornar a Fazenda produtiva e também torná-la um espaço de maior qualidade para realização de atividades práticas. Para isso é necessário rever o papel da Fazenda em relação com os diversos cursos de ciências Agrárias.

Há alguns anos os estudantes provaram que é sim possível produzir na FAL. Era época da famosa Feirinha da FAL. Que sobreviveu por um bom tempo graças aos esforços dos estudantes, mas com falta de incentivo acabou. Iniciativas como essas podem ser retomadas e incluídas dentro do currículo acadêmico como atividades de ensino, pesquisa e extensão. Porque não fornecer alimentos para o RU? Infelizmente o nosso corpo docente parece estar acomodado com atual situação. Por isso cabe aos estudantes lutar pelo melhor aproveitamento desse espaço, tirando os professores da atual inércia.

Para fazer a FAL diferente propomos:

1. Tornar a FAL ambiental e economicamente sustentável.
2. Promover o maior envolvimento dos estudantes em projetos de pesquisa e extensão na FAL.
3. Melhoria das instalações (salas de aula e dormitórios) e renovação do maquinário.
4. Lutar pela realização de mais aulas práticas na fazenda.
5. Cobrar transparência na aplicação dos recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário