quarta-feira, 15 de abril de 2009

Carta entregue ao reitor na Audiência Pública realizada hoje no anf. 9


Carta do Coletivo Pra Fazer Diferente

Professor José Geraldo,

Após todas as lutas protagonizadas pelo movimento estudantil no ano passado, achamos que está na hora de fazer diferente e avançar rumo à uma UnB mais democrática, integrada com a sociedade e com a excelência no tripé fundamental da educação superior.

Nesse sentido, nos estruturamos enquanto um coletivo que não somente levanta as bandeir

as históricas das lutas dos estudantes, mas que visa também a transformação no cotidiano universitário, um movimento que seja amplo e que busque maior participação da comunidade acadêmica.

Viemos hoje nesse espaço apresentar uma lista do que entendemos como prioritário para que se inicie o processo de construção de uma nova UnB. Nós, estudantes organizados no Coletivo Pra Fazer Diferente, reivindicamos as seguintes pautas para mudar nossa universidade:

1) Garantir a alimentação de estudantes dos grupos 1 e 2 dos novos campi até que se construa o RU.

2) Construir um novo modelo de RU, garantido que o RU funcione no café-da-manhã, nas férias e aos sábados; que se implemente o Conselho Comunitário do RU; e que se garanta a ampliação do RU no campus Darcy Ribeiro e sua expansão para os novos campi.

3)Reestruturar a Casa do Estudante Universitário, com a ampliação das vagas com a construção de novos prédios, garantido o planejamento feito junto aos moradores da casa do estudante; Construir moradia estudantil nos novos campi; realizar a reforma da atual casa do estudante sem desrespeito aos moradores; e reimplementar e ampliar o lab. de informática da casa do estudante.

4) Realizar a revisão das concessões das Lanchonetes e das Xerox de todos os campi.

5) Implementar o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) participativo da UnB já.

6) Garantir que o Congresso Estatuinte seja paritário e ainda esse ano.

7) Construir o Orçamento Participativo da UnB!

8) Melhorar a segurança da universidade, com a implementação do conselho comunitário de segurança; e a melhora da vigilância com a realização de concursos para vigilantes e com a compra de mais equipamentos.

9) Debater a mudança da circulação de ônibus dentro do campus com a criação de um sistema de transporte coletivo ecológico interno no Campus Darcy Ribeiro e enquanto essa pauta não for atendida, que volte a rota antiga da linha 110.

10) Acabar com a diferenciação curricular entre os campi e facilitar o fluxo dos estudantes pelos campi!

Coletivo Pra Fazer Diferente

-----

Pra quem quiser saber mais sobre a audiência tem a matéria da SECOM

Você foi? O que achou da audiência? Comente!

2 comentários:

  1. jah eh meta do dex o dialogo com gdf pela criação de ciclovia rodoviaria unb via L3, acho valido porem me soa exclusivo demais pela L3, se fosse L2 com conexão com as tranversais tbm serviria a unb ea população das 400, onde alias residem muitos alunso da unb.

    ResponderExcluir
  2. O mais preocupante é que, segundo o próprio Paulo César, não há nenhuma garantia de que o GDF irá executar o plano de construir a ciclovia, já que diversos outros planos foram abandonados. É sem dúvidas uma pauta importante a ser discutida e se preciso transformada em pressão para que a UNB mantenha o diálogo e alcance de forma eficiente a construção da ciclovia. Não somente vias para os ciclistas, é também essencial que haja bicicletários seguros de modo que os estudantes possam deixar suas bicicletas sem a paranóia do roubo, que é freqüente na UNB.

    ResponderExcluir