quinta-feira, 30 de abril de 2009

Conheça a Chapa 3!



Venha também fazer diferente!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Nota de apoio à Chapa 3

Na nossa passagem pelo Ensino Superior encontramos algumas pessoas que se sentem insatisfeitas com a Universidade que temos. Neste grupo existe quem sai da simples situação de reclamação e parte para a ação.

Alguns destas companheiras e companheiros estão concorrendo a eleição do DCE-UnB na Chapa 3, Para Fazer Diferente. Sem menosprezar quem está nas outras chapas, vejo nas e nos “Diferentes” pessoas que não fugiram aos desafios que surgiram na sua frente. Não para construir uma hegemonia ou ter um domínio do aparelho, mas por se questionarem sempre o que é bom para a construção do conhecimento. Conhecimento para o Poder. Não o Poder-Substantivo (lá longe, afastado, de portas fechadas...). E sim Poder-Verbo e Coletivo (Eu posso, tu podes, eles podem, nós podemos...)

Não tenho muita coisa para oferecer além de palavras e apoio. Mais sei que este grupo, Para Fazer Diferente, tem algo a mais a oferecer: ações.

Marcelo Arruda

Radialista Comunitário

Ex-estudante de Comunicação na UnB

Pra Fazer diferente: Exatas

Na UnB temos muitos problemas que precisam ser resolvidos. Melhorar a qualidade das aulas, oferecer mais oportunidades pro estudante e fazer com que nossa formação seja realmente completa. Para isso, trazemos algumas propostas objetivas  que foram pensadas para resolver nossos problemas do cotidiano. Ai estão:

1.          Criar o Projeto Desmatrícula Web! Uma grande reformulação das avaliações de docentes da UnB. Os estudantes merecem melhores aulas! Não podemos aceitar professores que reprovam 90% da turma ou que só enrolam, os picaretas;

2.          Atualização e ampliação do acervo da BCE. A Biblioteca deve ficar aberta 24 horas!;

3.          Construção de Sala de estudos para todos os cursos que ainda não tem;

4.          Garantir, junto aos departamentos, que matérias oferecidas por outros departamento (as matérias de serviço, Fisica 1 para Engenharia, por exemplo) sejam oferecidas com alta qualidade;

5.          Ampliação e modernização do instrumental de todos os laboratórios de estudo e de pesquisa;

6.          Ampliar divulgação dos congressos científicos e trabalhar junto a universidade para viabilizar o transporte e a inscrição dos estudantes interessados;

7.          Colaborar e incentivar a criação de mini-cursos durante o semestre letivo;

8.          Lutar pelo aumento e pela diversificação das matérias oferecidas no verão;

9.          Acelerar junto ao DEX o processo de entrega dos certificados das Semanas Acadêmicas, Semana de Extensão, Mini-Cursos e outras atividades;

10.       Pela ampliação e finalização do projeto de internet sem fio da UnB, com garantia da manutenção;

11.       Ajudar na divulgação dos estágios e intercâmbios através do site do DCE;

12.       Lutar por mais bolsas de PIC(o antigo Pibic), incentivando o envolvimento do estudante de graduação com atividades de pesquisa;

Último debate entre as chapas

Atenção, Atenção!!!!!

Hoje acontece o último debate entre as chapas que participam do pleito para DCE (Diretório Central dos Estudantes) e RD (Representação Discente)! Não perca! É mais uma possibilidade de conhecer mais dos programas, das propostas, das práticas e dos discursos de todas as chapas!

Convidamos todos a participarem e a formularem perguntas para que não fique nenhuma dúvida!

Você já conheceu as nossas propostas? Leia e leve suas dúvidas/considerações/questionamentos para o debate! Leia nossas idéias clicando aqui.
Relembrando:
O que? DEBATE ENTRE AS CHAPAS
Quando? HOJE, QUARTA-FEIRA (29/4)
Onde? NO CEUBINHO (ENTRADA NORTE DO ICC, CAMPUS DARCY RIBEIRO)
Que horas? ÀS 12 HORAS

Participe e faça a diferença vc também!

terça-feira, 28 de abril de 2009

Debate sobre o novo vestibular! Não perca!

A Universidade de Brasília realiza na quarta-feira, dia 29 de abril, o debate Vestibular Unificado, para discutir com a comunidade a proposta do novo Enem apresentada pelo Ministério da Educação (MEC). A mesa será formada por representantes do governo, da universidade e do ensino médio. O debate começará a partir das 8h30, no Auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde, no campus do Plano Piloto.
As principais críticas em relação ao projeto do MEC concentram-se, sobretudo, no curto prazo estabelecido para a discussão e nos diversos pontos indefinidos. A questão já foi debatida no Consuni e no Cepe, e representantes dos dois conselhos da UnB pediram cautela antes que qualquer decisão seja tomada.
Para o reitor José Geraldo de Sousa Jr., o diálogo será importante para que a universidade possa “formar convicções” sobre o novo Enem. José Geraldo, no entanto, já garantiu que o Programa de Avaliação Seriada (PAS) e as cotas raciais serão mantidos. A UnB deve tomar uma posição sobre o assunto no dia 7 de maio, durante reunião do Cepe.

Estarão presentes no encontro, além do reitor, a decana de Ensino de Graduação, Márcia Abrahão, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes e a gerente de Ensino Médio da Secretaria da Educação do DF, Penha Júlia, entre outros convidados.

retirado da SECOM/UnB: http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=1618

Prestação de Contas (2˚ Semana) da Chapa 3

Como sempre colocamos, a transparência é um dos princípios centrais dessa chapa, e por isso, publicamos aqui a nossa prestação de contas da segunda semana de campanha (pra quem ainda não viu a primeira prestação, é só clicar aqui). Ao final fazemos um rápido balanço total dos nossos gastos e receitas (juntamos as duas prestações de contas).

1) Doações Montetárias
Nota de doação Raul
Nota de doação Rafael e Filipe

2) Doações de Materiais
Nota dos Adesivos cortesia (Cimyk)

3) Gastos

Nota dos Panfletos (Art Letras)
Nota dos Adesivos e do Programa (Cimyk)
Nota de Xerox

4) Saldo da Campanha
Aqui juntamos as duas prestações de contas da nossa campanha e fizemos um balanço geral.

Blog passa das 1000 visitas!

Nessa segunda-feira o nosso blog ultrapassou seu milésimo visitante! Em um pouco mais de uma semana esse novo espaço de diálogo que a chapa construiu já mostrou seu potencial! Além de mais de mil visitantes, temos uma taxa de novos usuários de 61,57%!
Essa é a maior prova de que estamos conseguindo fazer a diferença!

Veja os números que a Google Analytics publicou:

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Pra Fazer Diferente: Fazenda Água Limpa (FAL)

A UnB possui uma fazenda que serve de pólo para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Apesar da grandeza que é a Fazenda Água Limpa (FAL), muitos desconhecem sua existência. Além de maior integração com o resto das atividades universitárias, uma outra vitória foi conquistada pelos estudantes na FAL: a nomeação de um novo diretor. Isto foi um avanço uma vez que a antiga administração da fazenda sempre dificultou a atuação dos estudantes naquela unidade. Contudo, ainda é preciso avançar mais.

É absurdo que até hoje FAL não produza o suficiente para conquistar a sua autonomia financeira. Por isso propomos um novo planejamento das atividades da FAL, com vistas a tornar a Fazenda produtiva e também torná-la um espaço de maior qualidade para realização de atividades práticas. Para isso é necessário rever o papel da Fazenda em relação com os diversos cursos de ciências Agrárias.

Há alguns anos os estudantes provaram que é sim possível produzir na FAL. Era época da famosa Feirinha da FAL. Que sobreviveu por um bom tempo graças aos esforços dos estudantes, mas com falta de incentivo acabou. Iniciativas como essas podem ser retomadas e incluídas dentro do currículo acadêmico como atividades de ensino, pesquisa e extensão. Porque não fornecer alimentos para o RU? Infelizmente o nosso corpo docente parece estar acomodado com atual situação. Por isso cabe aos estudantes lutar pelo melhor aproveitamento desse espaço, tirando os professores da atual inércia.

Para fazer a FAL diferente propomos:

1. Tornar a FAL ambiental e economicamente sustentável.
2. Promover o maior envolvimento dos estudantes em projetos de pesquisa e extensão na FAL.
3. Melhoria das instalações (salas de aula e dormitórios) e renovação do maquinário.
4. Lutar pela realização de mais aulas práticas na fazenda.
5. Cobrar transparência na aplicação dos recursos.

Fórum Permanente de Discussão e Mobilização dos Projetos de Extensão


O coletivo Pra Fazer Diferente, que concorre nestas eleições para a Diretoria do DCE, apresenta como uma de suas propostas para a área de extensão a criação de um Fórum permanente de discussão e mobilização dos projetos de extensão da UnB.

Para dar início a isso, criamos um grupo de e-mails no google, o extensao_unb, tendo em vista a importância da agilidade e democracia que uma ferramenta como uma lista virtual propicia, sem perder de vista que este espaço não pode nem deve substituir a necessária interação fora da internet. A idéia é que pelo menos um integrante de cada projeto de extensão da UnB esteja presente lá, assim como integrantes do DCE e de CA's que atuem na área, bem como outros interessados em discutir o tema. O grupo pode servir para troca de experiências, divulgação dos projetos, discussão sobre o papel da extensão no projeto pedagógico da UnB e articulação política para reivindicações conjuntas, dentre várias outras ações que podem surgir!

Para entrar no grupo, basta enviar um e-mail para extensao_unb-subscribe@googlegroups.com

Site do DCE - Ele pode ser diferente



 
Esse é um Screen Shot do Site do DCE da UnB ( www.dce.unb.br ) como pode-se observar, a última atualização foi no final de 2007, assim que a nova gestão tomou posse.
Pelo site do DCE não foi feita NENHUMA prestação de contas ou divulgação das atividades realizadas pelo DCE. Assim fica evidente não só o imobilismo da última gestão, mas também a inversão de prioridades daquele grupo: Aposto que a prestação de contas foi apresentada para um grupo reduzido de pessoas e, como sempre, o estudante comum foi deixado de lado.
A desculpa de "não nos liberaram a senha" não cola. O que faltou foi atitude. Faltou fazer diferente.

O nosso projeto é vai muito além! O Site do DCE tem um potencial muito grande! Aqui vão algumas propostas!
 
Reavivar o site, atualizando-o constuinuamente, além de torná-lo interativo. Assim todos os estudantes possam colaborar com artigos, notícias, agenda etc. O site do DCE deve ser um espaço de transparencia, prestação de contas e de divulgação de atividades dos estudantes, como congressos, processos seletivos de EJs, festas, bandas, debates, etc.
No site, vamos organizar um sistema de ouvidoria online que seja aberto a todos estudantes. O site pode ser um espaço para a criação links diretos para os sites dos CAs da UnB.
Devemos também ajudar a criação de sites para os cursos que ainda não possuem.

Essas propostas só dependem do DCE pra acontecer. Por isso, faremos diferente!
Pra ir além na UnB: Chapa 3!

domingo, 26 de abril de 2009

Programa da Chapa

E ae galera!
A partir de amanhã, segunda, todos poderão ver o nosso último material: o Programa da Chapa 3!
Além de passarmos nas salas para divulgá-lo, ele está aqui no blog pra quem quiser!
Convidamos todos a lerem e comentarem!
E, como sempre, quem quiser ver todas as propostas, é só clicar aqui!

Atenção Atenção!

Respeitável publico!
Todo o grupo "Pra fazer diferente" convida você para o seguinte debate:
"Debate entre as Chapas" - Ceubinho - essa quarta - meio dia.
Tomara que o graaaaaande espetáculo não vire um circo e o estudante acabe sendo feito de palhaço!

Apareçam! Participe! Divulgue!

sábado, 25 de abril de 2009

Financiamento da Chapa!

A Chapa 3 - "Pra Fazer diferente" já faz diferente na campanha. Nós somos a única chapa que prestamos contas no blog de TODO o material que útilizamos na campanha. Para além disso, apontamos a necessidade de todas as chapas do DCE não serem finaciadas por nenhum partido político.
Como pode ser visto na nossa prestação de contas, nossa chapa é financiada principalmente por:
1 - Doação dos integrantes da chapa.
2 - Estudantes dos mais diversos cursos da UnB que nos apoiam.
3 - Arrecadações voluntárias durante reuniões(essa canequinha sempre roda).

Se quiser contribuir com esse projeto, que trará muitas melhorias para a nossa universidade, procure um de nossos integrantes e ajude como puder. DCE do estudante tem de se financiada por estudante!

Confira nossa prestação de contas clicando aqui!

Faça diferente! Vote Chapa 3!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Uma breve apresentação...

Você sabe para que serve o DCE?
O que, afinal, é um RD?

Nas eleições essas perguntas são mais comuns do que você imagina.

Pra Fazer Diferente te explicamos como é...



O processo eleitoral que ocorrerá nos dias 5 e 6 de maio é, na verdade, uma dupla eleição. Todos os estudantes têm o direito de votar em uma Chapa para o DCE (Diretório Central dos Estudantes) e outra para RD (Representação Discente).

Propostas Pra Fazer Diferente!

Como atualizamos constantemente nosso blog, resolvemos criar esse novo post com as nossas propostas. Vale lembrar que pra construirmos um movimento estudantil novo, criativo, articulado e com a cara do estudante, contamos com a participação de todos!
Leiam, comentem, critiquem, apresentem novidades, sintam-se em casa pra fazer diferente!

Para ler todas as propostas, é só clicar nos links:
1) Assistência Estudantil
2) Novos Campi
3) Ensino, Pesquisa e Extensão
4) Saúde
5) Novo Movimento Estudantil
6) Democratização da UnB
7) Esporte, Arte e Cultura

E aguarde que ainda tem mais! O momento de pensar o movimento e propor novidades nunca pára! Se você tem idéias, comente também!

Debates sobre o novo vestibular

A UnB começa hoje a debater mais a fundo a sua participação no novo ENEM proposto pelo MEC.
A idéia é unificar todos os exames de seleção de entrada nas universidades federais.

Hoje às 14h30 tem reunião do CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) que vai debater o tema. A reunião ocorre no Salão de Atos da reitoria, campus Darcy Ribeiro. Para ver a pauta, clique aqui.

Amanhã, também às 14h30, tem reunião do CONSUNI (Conselho Universitário) pra discutir o tema. A reunião é no auditório da reitoria, no campus Darcy Ribeiro.

É de extrema importância que participemos dessas discussões, até para garantir que nada será imposto e que estamos caminhando rumo uma universidade mais democrática e não rumo a um futuro sem qualidade.

A pergunta que fica é, vc conhece a proposta? Para contribuir com o debate, colocamos alguns links pra você!
1) Proposta do MEC - novo termo de referência
2) Apresentação da proposta pelo INEP à ANDIFES
3) Clipping de notícias sobre a proposta do MEC
4) Matéria do Campus Online sobre a flexibilização da entrada na proposta de novo vestibular
5) Matéria da SECOM-UnB sobre a proposta

Conselho de Entidades de Base (CEB), dia 24/4

A Comissão Eleitoral da Eleição de 2009 para DCE-UnB (Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães)
Convoca:

CEB
(Conselho de Entidades de Base)
Reunião com os Centros Acadêmicos

Data: 24/04/09 (sexta-feira)
Hora: 12h
Local: Anf. 11

Pauta:

1) Eleições do DCE 2009

· Análise e punição das campanhas antecipadas realizadas pelas chapas concorrentes às eleições

2) Processos judiciais levantados contra alunos da Ocupação da Reitoria

-------

Chame seu CA e passe essa convocatória adiante!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Moção de Apoio à Chapa 3!

Sou Mônica Padilha, ex-estudante de Pedagogia da UnB. Como me formei semestre passado não posso dar meu voto nas eleições do DCE, mas pelo menos posso dar meu apoio em forma de palavras.

Contarei aqui um episódio que passei junto com pessoas desse grupo lá na ocupação da reitoria e que me fez ter confiança nesse grupo, na verdade esse é somente um exemplo concreto, mas que ilustra muito bem a cara da chapa: “Para Fazer Diferente”:

Enquanto estávamos todos trancafiados no gabinete na reitoria nos primeiros dias de ocupação, no momento em que ninguém podia subir, e quem descesse não voltava mais. Travamos lá em cima um caloroso debate de como tomaríamos nossas decisões. Pois bem duas opiniões se polarizaram: 1º- aqueles que achavam que os que estavam lá em cima eram a vanguarda do movimento, pois sofreriam as consequências caso a polícia chegasse, e além disso estavam mais por dentro das discussões; 2º- Já o outro grupo defendia que tanto quem estava lá em cima quanto quem estava embaixo tinha o direito de decisão, já que era um movimento só, todos de estudantes, todos lutando por um mesmo ideal, a diferença era somente física. Pois bem, eu apoiava junto com os membros que hoje compõe essa chapa, que a decisão fosse tomada por todos (tanto pelos de cima quanto pelos de baixo), que isso fortalecia nosso movimento, e que criar uma elite revolucionária só causaria desunião. Pois bem, nossa posição ganhou por apenas 1 voto. Caso vencesse o outro lado, as centenas de pessoas que estavam embaixo da reitoria lutando junto conosco, dormindo em barracas, fazendo vigília se sentiriam revoltados e dividiriam o movimento.

Por isso, peço que pensem bem antes de tomarem a decisão em quem vocês irão votar nessa eleição, cada voto é fundamental! Mesmo que não pareça, há claras diferenças nas chapas, pergunte, procure, se informe!

Votando na chapa 3 vocês votam em pessoas que acreditam na coletividade, na união, em princípios democráticos e de participação, pois só assim um DCE é legítimo para tomar suas decisões. Para mim esse é o grupo mais responsável e comprometido com uma UnB democrática e socialmente comprometida.


Um grande abraço,

Mônica Padilha Fonseca
Ex-estudante de Pedagogia
Professora da Secretaria de Educação do DF

Pra Fazer Diferente no Youtube!

 

Esse vídeo é o "Superando obstáculos", o primeiro de uma produção que tem de ser contínua e diversa.
Vamos utilizar das mais diversas linguagens e ferramentas para conseguir chegar em todos os estudantes. Precisamos de uma comunicação mais efetiva em toda UnB! Faça parte disso!

Divulgue esse vídeo para os seus colegas! Coloque-o nos favoritos do orkut!

Sugestões? Comente esse post!

terça-feira, 21 de abril de 2009

6˚ Mostra Cultural do Projeto Rádio Diversidade (imperdível)

Último show com apresentações da banda Ha Ono Beko, do grupo Martinha do Coco (Ong Tambores do Paranoá), apresentações teatrais, poesia e muito mais! Não perca! Dia 25 de abril de 2009, no estacionamento da Unb de Planaltina DF, a partir das 19:30 Entrada Gratuita! Divulguem e compareçam!

Divulgue seu amor pela chapa!

Você que não aguenta ficar parado e quer fazer diferença no movimento estudantil da UnB deve se envolver de verdade nesse projeto.

Declare seu voto e seu apoio na nossa chapa de todas as formas que você puder!

1) Coloquem essa imagem como foto do orkut, MSN, Facebook, Hi5, Skype, Twitter, Mirc e até no ICQ.
2) Atualizem diariamente a sua frase do orkut. Dessa forma aparece essa sua mudança no perfil dos seus
amigos.
3) Coloque seu aniversário para o dia 5 de maio, primeiro dia das votações.

  • Faça esse movimento crescer! Faça o trabalho para que todo mundo que você conhece também adote essa identidade!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Prestação de Contas da Chapa 3

Hoje as chapas realizaram a primeira prestação de contas da campanha. Como estamos aqui para Fazer Diferente, publicamos aqui todas as nossas contas, para que os estudantes da UnB possam acompanhar sempre com a maior transparência possível a campanha da Chapa 3.


Pra facilitar, colocamos aqui as cópias dos documentos entregues à Comissão Eleitoral e, na parte dos gastos, vocês verão links para verem as imagens das notas fiscais que comprovam os gastos.

1) Entrada (doações monetárias e de material)


2) Saída (gastos)



Nessas duas páginas de gastos fizemos a contabilização por itens, dessa forma, nem sempre teremos uma nota por item no documento.
Para ver as notas fiscais é só clicar nos links:
- Nota da Papelaria ABC
- Nota do Extra
- Nota da Leroy
- Notas e Cupons variados

Essa é a prestação das contas entre os dias 13/4 (primeiro dia da campanha) e ontem, dia 19/4.

Panfleto da Chapa 3


Saiu nosso primeiro material!
Preparamos esse panfleto com algumas das propostas que achamos que são as mais importantes para fazer diferente no Movimento Estudantil da UnB!

O que você achou do material? Gostou das propostas?

Audiência pública sobre o REUNI no Senado!


Essa semana temos uma tarefa importantíssima! Na quarta-feira (22/4) acontecerá uma reunião da Comissão de Educação do Senado Federal com a pauta "O PROGRAMA DE APOIO A PLANOS DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS (REUNI)". A reunião acontecerá às 10h da manhã na Ala Senador Alexandre Costa - Sala 15.

É tarefa nossa se fazer presente pra debater mais sobre esse programa que está sendo implementado em todas as universidades federais do país.

Pra saber mais informações sobre a reunião:
http://legis.senado.gov.br/sil-pdf/Comissoes/Permanentes/CE/Pautas/20090422EX012.pdf

domingo, 19 de abril de 2009

PET-PSI convida: I SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE 2009

PET/PSI CONVIDA:

I SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE 2009


CONVIDADOS:
- PROF. DR. WELLINGTON ALMEIDA, DECANO DE EXTENSÃO

- PROFA. DRA. ELIANE SEIDL, COORDENADORA DE EXTENSÃO DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA

DIA: 22/04, 4A FEIRA

HORÁRIO: 18H30 ÀS 20H30

LOCAL: ANFITEATRO 02

VENHA DEBATER E CONHECER MAIS SOBRE AS AÇÕES DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE E DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA!!


PET-Psi UnB

Carta de Apoio à Chapa 3!

Nos últimos tempos, o movimento estudantil não tem aproveitado o espaço aberto da universidade para a realização de debates que toquem no cerne dos problemas que enfrentamos cotidianamente. Infelizmente, a discussão tem se perdido num embate forjado de ideologias rasas, pouco voltado à prática diária da vida acadêmica.

Ano passado, quando da emergência de questões tão graves e urgentes aos interesses estudantis, o DCE pouco fez para manter aceso o debate que envolvia temas relevantes e complexos - paridade, participação estudantil, expansão universitária...

Dessa maneira, não se sente o impacto que uma organização estudantil ativa pode desempenhar no interior desse fluxo de interesses e necessidades que se desenvolve no espaço universitário. Um DCE ativo, mobilizado e mobilizador deve estimular os debates que dividem opiniões, para que o processo político estudantil não seja mera fachada de autopromoção, mas muito mais um espaço de aprendizado, de produção de conhecimento, reconhecimento de diferenças e também afirmação de uma identidade universitária.

Fazer com que a universidade seja participativa e atuante no interior da sociedade da qual ela nunca se excluiu requer acreditar que não estamos aqui simplesmente para obter um diploma universitário ou para desenvolvermos nossos tão bem gerados intelectos, mas para nos afirmar como espaço discursivo operante na realidade. Essa realidade que a gente enfrenta todos os dias, seja indo do Minhocão Sul à FA, seja indo da FA a Itapoã.

Fazemos todos parte de uma realidade transformadora, e crer num individualismo barato é negar o papel social que é diretriz determinante do ensino superior. Essa é nossa universidade. Somos todos diferentes, pensamos todos de maneira distinta, resta agora fazer com que essas diferenças tragam as mudanças que queremos ser para nós mesmos, enquanto corpo que ainda
compartilha de algo comum.

Acredito ser esse o papel do movimento estudantil - fomentar o debate em todas as instâncias em que há a vivência e a experiência universitária. Trata-se, sobretudo, de fomentar a exposição pública de todos os argumentos, para que nosso ambiente acadêmico forneça uma formação democrática de seus membros que tenha, a todo tempo, um cunho pedagógico de caracteres dialógicos.

Olhando as propostas das chapas, a mim pareceu que somente a Chapa 3 trouxe à tona a relevância da discussão aberta sobre os parâmetros que devem reger o movimento estudantil da UnB, numa tônica adequada entre prática política de efetivação transformadora e elaboração de um ideal democrático de vivência participativa nas instâncias representativas.

Essa a minha opinião.

Fica, então, minha sugestão: Por democracia, pluralismo e representação,
votem **Chapa 3 - PRA FAZER DIFERENTE"

João Gabriel - 4˚Semestre, Direito

Mais oficina de cartazes

Arregaçamos as mangas e fizemos vários cartazes pra divulgar por toda a UnB que queremos fazer diferente!
Com muita criatividade criamos stencils e usamos sprays coloridos divulgando nosso nome e número.
Com papel pardo e com cartazes reaproveitados, espalhamos propostas por toda a UnB.

O que você achou dos cartazes? Quer ajudar? É só aparecer em nossa banquinha no ceubinho!

Debates entre as chapas

Durante essa campanha teremos vários debates para que todos os estudantes possam conhecer melhor as chapas, suas propostas e ações. Já foram dois debates (quinta no darcy ribeiro e sexta em planaltina) e ainda temos quatro! Participe!!!

Seguem as datas anunciadas pela Comissão Eleitoral:

- 22/4 (quarta), 12h30 no Campus daCeilândia
- 23/4 (quinta), 12h30 no Campus do Gama
- 28/4 (terça), 18h no Campus de Planaltina
- 29/4 (quarta), 12h30 no Campus Darcy Ribeiro



Confira as datas e participe!
Vamos fazer um Movimento estudantil Diferente!

Carta da Chapa 3 à Comissão Eleitoral

Carta de Retração da Chapa 3 – Pra Fazer Diferente
Brasília, 16 de abril de 2009.

Nós, do coletivo que compõe e apóia a chapa 3, reconhecemos o nosso erro no
que diz respeito ao início da campanha eleitoral estabelecida pela comissão.
O prazo estabelecia o dia 13 de abril para o início das atividades.
Entretanto, levados pela euforia da inscrição e divulgação dos números das
chapas, acabamos por divulgar em alguns meios eletrônicos o número, o nome e
frases incentivando a participação no processo pedindo apoio.


A intenção nunca foi burlar ou se aproveitar de um tempo extra para a
campanha. Por isso nos desculpamos, mas assumimos o erro.

Ressaltamos, também, a importância de uma campanha transparente, honesta e
que contribua com o fortalecimento do movimento estudantil a partir da
discussão de idéias e propostas.

Acreditamos na diferença do pensar e na pluralidade de idéias.
Esperamos,
assim, que o processo não entre em disputas que levem ao enfraquecimento do
movimento estudantil que tanto contribuiu para as atuais mudanças na
instituição e ainda tem muito a fazer.

Por fim, acatamos as ações que por ventura sejam estabelecidas pela
comissão, acreditando que elas serão justas, educativas e não meramente
punitivas.

Coletivo Pra Fazer Diferente – Chapa 3

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Nós podemos fazer diferente!

O mais triste dessa campanha pra DCE, além da multidão de insatisfeitos, é o grande número de desesperados. Desesperados no sentido de que não esperam nada mais para o DCE, perderam suas esperanças de um movimento dos ESTUDANTES, para os estudantes.
E o principal questionamento que nos fazem é: fazer diferente é um clichê, todo mundo sempre promete fazer diferente, fazer algo novo e nunca fez! E realmente é compreensível esse sentimento por parte dos estudantes. Após tantas gestões de DCE onde o estudante ficou em segundo ou terceiro plano, sem contar as inúmeras vezes em que pareceu que o estudante nem sequer estava nos planos de um diretório central DOS ESTUDANTES! Vezes em que prevaleceu a eleição do presidente, a disputa partidária. Outras vezes o que pesou foi a oposição ao governo federal. Mas, todo esse tempo ficou a pergunta, jogada no ar: E os estudantes?
Nosso principal desafio nessas eleições para o DCE da UnB é dar esperança aos estudantes insatisfeitos com a política estudantil da universidade. É mostrar que eles podem e devem participar do processo político, tomar seu peso nas decisões da universidade, que é seu direito! Mostrar que esse esquema conhecido da universidade, em que meia dúzia de clubinhos decidem os caminhos e os descaminhos da instituição não é certo e não pode continuar assim! A UnB são 30 mil estudantes, nada menos que isso.
Mas essa insatisfação é também motivadora porque mostra que os estudantes querem um DCE diferente! Querem mudar as coisas que estão aí estabelecidas!Pois o nosso recado para os estudantes é claro: Podemos fazer diferente! Participem conosco dessa mudança, só com sua participação essa mudança será possível!

Esperança

Não perca a esperança, com sua participação nós podemos fazer diferente!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Carta entregue ao reitor na Audiência Pública realizada hoje no anf. 9


Carta do Coletivo Pra Fazer Diferente

Professor José Geraldo,

Após todas as lutas protagonizadas pelo movimento estudantil no ano passado, achamos que está na hora de fazer diferente e avançar rumo à uma UnB mais democrática, integrada com a sociedade e com a excelência no tripé fundamental da educação superior.

Nesse sentido, nos estruturamos enquanto um coletivo que não somente levanta as bandeir

as históricas das lutas dos estudantes, mas que visa também a transformação no cotidiano universitário, um movimento que seja amplo e que busque maior participação da comunidade acadêmica.

Viemos hoje nesse espaço apresentar uma lista do que entendemos como prioritário para que se inicie o processo de construção de uma nova UnB. Nós, estudantes organizados no Coletivo Pra Fazer Diferente, reivindicamos as seguintes pautas para mudar nossa universidade:

1) Garantir a alimentação de estudantes dos grupos 1 e 2 dos novos campi até que se construa o RU.

2) Construir um novo modelo de RU, garantido que o RU funcione no café-da-manhã, nas férias e aos sábados; que se implemente o Conselho Comunitário do RU; e que se garanta a ampliação do RU no campus Darcy Ribeiro e sua expansão para os novos campi.

3)Reestruturar a Casa do Estudante Universitário, com a ampliação das vagas com a construção de novos prédios, garantido o planejamento feito junto aos moradores da casa do estudante; Construir moradia estudantil nos novos campi; realizar a reforma da atual casa do estudante sem desrespeito aos moradores; e reimplementar e ampliar o lab. de informática da casa do estudante.

4) Realizar a revisão das concessões das Lanchonetes e das Xerox de todos os campi.

5) Implementar o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) participativo da UnB já.

6) Garantir que o Congresso Estatuinte seja paritário e ainda esse ano.

7) Construir o Orçamento Participativo da UnB!

8) Melhorar a segurança da universidade, com a implementação do conselho comunitário de segurança; e a melhora da vigilância com a realização de concursos para vigilantes e com a compra de mais equipamentos.

9) Debater a mudança da circulação de ônibus dentro do campus com a criação de um sistema de transporte coletivo ecológico interno no Campus Darcy Ribeiro e enquanto essa pauta não for atendida, que volte a rota antiga da linha 110.

10) Acabar com a diferenciação curricular entre os campi e facilitar o fluxo dos estudantes pelos campi!

Coletivo Pra Fazer Diferente

-----

Pra quem quiser saber mais sobre a audiência tem a matéria da SECOM

Você foi? O que achou da audiência? Comente!

Chapa 3: Pra Fazer Diferente!

A chapa Pra Fazer Diferente é composta por 64 membros, de diferentes áreas do conhecimento - humanas, exatas e saúde -, e possui integrantes espalhados pelos campi Darcy Ribeiro, Planaltina e Gama. Um dos cursos com maior peso na composição da legenda é Ciência Política.

Isabela Lyrio/UnB Agência
Cardoso diz que presença e atuação no cotidiano da universidade é função do DCE

Como principal bandeira, a chapa pretende mudar a lógica do movimento estudantil. “Aconteceu muita coisa ano passado, mas depois da ocupação o movimento estudantil estagnou. O DCE não estava presente no dia a dia do campus”, afirma Raul Cardoso, coordenador-geral.

Uma das propostas para mudar o quadro é criar um DCE itinerante que transite pelos Centros Acadêmicos (CAs) e
campi da universidade. A criação de um orçamento participativo para que a comunidade estudantil ajude a planejar os gastos do diretório também consta nos objetivos do grupo. Outro projeto é reativar o site do DCE. “É um espaço importante para que CAs e alunos saibam o que acontece na UnB. Ele não pode ficar parado como está hoje”, afirma Cardoso.

Para a chapa 3, a postura do diretório em relação à Reitoria deve ser sempre de autonomia. “Temos que defender o interesse dos estudantes. Se percebermos que as propostas estão indo em um rumo diferente e que todos os canais de comunicação já foram esgotados, partiremos para a mobilização”, afirma o coordenador. Para Cardoso, o foco de 2009 é mudar a perspectiva do movimento estudantil.

Matéria retirada do sítio da Secretaria de Comunicação Social da UnB (SECOM)

Disponível em: http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=1539

Pra Fazer Diferente: Assistência Estudantil


1) Lutar pela ampliação da quantidade de bolsas permanência e sua equiparação com o salário mínimo.

2) Ampliar o programa de vale livro para estudantes de baixa renda.

3) Reivindicar os R$ 400 milhões para assistência estudantil junto ao Ministério da Educação.

4) Organizar creche para toda a comunidade acadêmica.

5) Lutar pela construção do RU nos novos campi.

6) Garantir a alimentação de estudantes dos grupos 1 e 2 desses campi até que se construa o RU.

7) Construir um novo modelo de RU.

o Batalhar para que o RU funcione no café-da-manhã, nas férias e aos sábados;

o Implementar o Conselho Comunitário do RU para que se possa repensar o modelo de gestão do restaurante;

o Garantir a ampliação do RU no campus Darcy Ribeiro e sua expansão para os novos campi.

8) Expandir a quantidade de bolsas e de transporte para eventos acadêmicos.

9) Reestruturar a Casa do Estudante Universitário.

o Ampliação das vagas com a construção de novos prédios, garantido o planejamento feito junto aos moradores da casa do estudante;

o Moradia estudantil nos novos campi;

o Realizar a reforma da atual casa do estudante sem desrespeito aos moradores.

o Incorporar os moradores da casa no processo de seleção;

o Reimplementar e ampliar o lab. de informática da casa do estudante;

o Criação de rede sem fio em toda a CEU.

Pra Fazer Diferente: DEMOCRATIZAÇÃO DA UnB


1) Democratizar e ampliar a participação dos estudantes em todos os conselhos e câmaras da Universidade.

2) Lutar pela paridade real nas eleições para reitor e em todas as instâncias decisórias da Universidade (departamentos, institutos, faculdades etc.).

3) Realizar a revisão das concessões das Lanchonetes e das Xerox de todos os campi.

4) Implementar o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) participativo da UnB já.

5) Garantir o protagonismo estudantil para que o Congresso Estatuinte seja paritário.

6) Incentivar a integração entre os três segmentos da universidade (Docentes, Discentes e técnicos-administrativos).

7) Criar o Projeto Político Pedagógico da UnB.

8) Construir o Orçamento Participativo da UnB!

9) Ampliar a divulgação das prestações de contas da Universidade.

10) Lutar pelo projeto UnB sem fio! (cobertura gratuita de acesso à internet sem fio em todos os campi da universidade).

11) Lutar contra qualquer corte nos gastos com educação! Pela ampliação do investimento do Ministério da Educação já!

12) Melhorar a segurança da universidade.

o Implementação de um conselho comunitário de segurança;

o Melhorar a vigilância com a realização de concursos para vigilantes e com a compra de mais equipamentos;

o Ampliar a segurança dos estacionamentos de todos os campi com mais iluminação e rondas

o Melhoria da iluminação de todas as partes de todos os campi.

13) Lutar por uma nova lógica de transporte na universidade.

o Criar estacionamento no Campus da Ceilândia;

o Integração das linhas de ônibus que ligam as cidades do DF à UnB;

o Debater a mudança da circulação de ônibus dentro do campus com a criação de um sistema de transporte coletivo ecológico interno no Campus Darcy Ribeiro.

o Lutar pela volta da rota antiga da linha 110 até que se reorganize o transporte interno da UnB.

o Apoio ao Projeto Bicicleta Livre e criação de ponto de aluguel de bicicleta no DCE.

o Criação de ciclovias dentro do Campus Darcy Ribeiro e ligação com a rodoviária.

o Carona Solidária! Estimular o uso compartilhado dos automóveis saindo das paradas de ônibus de todos os campi.

14) Avançar nas políticas sustentáveis da universidade

o CEU Sustentável! Minimização do uso de materiais descartáveis nas refeições e implementação de coleta seletiva com redução de dejetos.

o RU com canecas para tod@s!

o Coleta Seletiva na UnB com criação de espaço para triagem e articulação com entidades para reciclagem.

o Apoiar e se articular com o Núcleo da Agenda Ambiental para formular políticas sustentáveis para a UnB.