sexta-feira, 8 de maio de 2009

Um DCE Pra Fazer Diferente

Desafios e expectativas
A UnB acaba de passar por um processo que marca sua história. Após um ano de agitação e muitas conquistas do movimento estudantil passamos por eleições para o DCE da UnB. Cerca de 4700 estudantes compareceram as urnas, apoiaram as chapas, militaram durante os vários dias de campanha em defesa do que consideravam a melhor proposta de DCE.
Na nossa avaliação, o número de estudantes que compareceu as urnas ainda é baixo, mostrando que o movimento estudantil ainda tem muito a mudar e construir cotidianamente para que os estudantes não percam a esperança de uma entidade verdadeiramente representativa dos estudantes.
E os estudantes, portanto, escolheram um projeto diferente! Com quase 1900 votos, mais de 500 a mais que o segundo colocado, fomos eleitos para ocupar a diretoria do Diretório Central dos Estudantes da UnB. Para isso, tivemos a participação direta e indireta de muitos estudantes, construímos juntos nosso programa, estivemos dias e noites juntos para fazer esse projeto acontecer, pintando cartazes, passando em salas, fazendo o maximo para passar ao estudante nossa idéia de DCE. Agradecemos a todos que nos ajudaram a chegar aqui.
Nosso maior desafio a partir de hoje é superar as expectativas que criamos nos estudantes de que o DCE pode, e deve, trazer o estudante para dentro do debate feito na entidade e chegar as questões colocadas pelos estudantes em cada CA, PET, Empresa Junior, e demais coletivos nos quais os estudantes se organizam, como tanto foi colocado nessas eleições por todas as chapas concorrentes.
O debate sobre questões nacionais ou internacionais que envolvam direta ou indiretamente os estudantes continuarão a ser abordados com atenção pelo DCE. Seguimos com nosso comprometimento de não aceitar a tutela ou aparelhamento de qualquer partido político, buscando sempre agregar mais e mais estudantes nos debates, de forma a fazer que o movimento estudantil se torne cada vez mais verdadeiramente de estudantes preocupados com a realidade, que busca soluções para os problemas do Brasil e do mundo, com o protagonismo que merece.
Está na hora de pagar pelas expectativas que criamos, e pagaremos com trabalho. Nosso objetivo a longo prazo é que o estudante abordado por qualquer candidato nas próximas eleições não se pergunte para que serve o DCE ou esteja desmotivado por entender que quem está no DCE não faz diferença para ele, como vimos nessas eleições. Queremos que nas próximas eleições o estudante viva a extrema importância do momento em que escolhe seus representantes no DCE. O nosso desafio é superar as grandes expectativas criadas nessa eleição! Nosso compromisso é fazer diferente!

Um comentário: