quinta-feira, 21 de maio de 2009

Relatoria da Reunião da Semana de Democratização da Comunicação

Relatoria da reunião da Semana de Democratização da Comunicação (DCE – UnB, 21/05, de 18h30 às 20h15)
Presentes: Chakrinha (Pedagogia), Marcelo Arruda (Ralacoco, intervozes), Danilo Silvestre (Ciência Política), Ellen Galvão (Comunicação), Laila (Direito), Raul (Ciência Política), Mel (Comunicação), Anjinho (Ciência Política), Jerônimo (Comunicação), Telésforo (Direito), Emanuel (Ceagro)

Informes:
Telésforo: Foi lançado o livro “Rádios Comunitárias, Serviços Públicos e Cidadania” de Daniel Augusto Vila-Nova Gomes. O livro surgiu a partir da dissertação de mestrado do Daniel e também está disponível na internet.
Raul:
- Semana passada teve uma reunião onde foram pensados coletivos para realizarem conjuntamente uma semana de debates, oficinas sobre a 1a Conferencia de Comunicação - CONFECOM (Lapcom, SOS Imprensa, ComCom, ENECOS, DCE, Coletivos do ME).
- Ao conversar com o prof. Fernando Paulino, foi sugerido que se deixasse a semana para o 2o semestre, e que fizéssemos só um dia de atividades concentradas para garantir a participação do movimento estudantil na conferência distrital junto ao GDF. A data sugerida foi o dia 03 de junho (quarta-feira), onde pelo menos as turmas de aula do Paulino estariam garantidas.
- O bom de se deixar a semana para o 2o semestre é garantir que saia uma atividade melhor, mais bem organizada/divulgada e que de repente até case com a recepção dos calouros.

Discussão:
Marcelo:
- O Intervozes (uma das entidades participantes da CONFECOM) tem criticas com relação à atuação do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC).
- A linha do Intervozes é muito mais próxima da mobilização social, junto a grupos da sociedade civil. O problema é que falta estrutura, que FNDC, FENAJ, CUT etc. têm de sobra.
- Conclusão: devemos dar espaço para órgãos pouco representados tradicionalmente.
Sugestão de Mesa: Professor do LAPCOM, ENECOS, Rádio Comunitária, Intervozes
Danilo:
- O problema de se deixar a semana + mobilização pro segundo semestre é que a CONFECOM possa ser convocada durante as férias, e a gente não garanta a representação estudantil.
- Se reduzirmos para apenas um dia temos que garantir um espaço para explicar o que são as conferencias, e depois um especial para a CONFECOM.
- Também temos que tomar cuidado com as entidades estudantis que “podem” ser indicadas, para evitar indicações fantasmas/oportunistas
- É importante garantir a participação de entidades que normalmente ficam excluídas dos espaços, principalmente aquelas que não seguem a "linha do acordão", seja com empresários, seja com governos.
Histórias diversas sobre o Kaká e a exploração de menores na venda de ingressos e na difamação do Coletivo Radiola! Bláblábláblá: Moral da história devemos garantir a nossa representatividade legítima.
Jeronimo: Sugestão de calendário:
- Até o dia 03/06 a gente programa apenas o Dia da Democratização.
- A partir de junho, a gente organiza a semana inteira, fecha os detalhes em julho/primeira semana de aula. A semana seria na segunda semana de aula.
- Temos que pensar em coisas LEGAIS, INOVADORAS, CRIATIVAS para as atividades.

Anjinho: vai ser responsável pelas atividades culturais do evento. Pode pensar em uma dinâmica bem legal para abrir o dia, além da programação do almoço e de encerramento. Sugestões: trabalho com fotos do movimento estudantil junto com o Philippe, mística, show com galera do MPB (musica para baixar)
Marcelo: o principal é definirmos o que a gente quer desse espaço! Quais nossos objetivos?
- Mobilizar os estudantes
- Dar visibilidade ao tema
- Esclarecer a discussão
- Observação: a atividade não tem o objetivo de “formulação”, mas de conscientização/mobilização


Sugestão de Programação:
Abertura Cultural – 8h – 8h30
1a atividade: Espaço para discussão das Conferencias + Importância CONFECOM 8h30 – 10h
Convidados: DCE, alguém da DENEM (exec. de medicina que tenha participado da conferencia de saúde), alguém da comissão pró-conferência, o Clóvis Henrique de POL (dissertação de mestrado sobre conferencias) mais um representante da comissão nacional da CONFECOM
2a atividade: Espaço para discussão da Democratização da Comunicação 10h15 – 12h Convidados: representantes do lapcom, de rádio livre (a princípio Ralacoco), ENECOS, Mestre em direito sobre rádios comunitárias (Daniel Vila-Nova)
Almoço Cultural no RU 12h – 14h
Espaço Dinâmico: (oficina de que?! Serigrafia? Ajuda na preparação do ato + na mobilização, de repente MPL pode dar. Mais Radioweb – falar com leyberson) 14h – 15h30
Ida pro ato no Buritinga (Sede do GDF, em Taguatinga): levamos assinaturas de Entidades (deixamos abaixo-assinado para a semana) SAÍDA DO ÔNIBUS 15h30

Encaminhamentos:
1) No DEA – ônibus para trazer os outros campi + busão para o ato + reserva anf. 09, com ofício assinado pelos CAs, DCE e Coletivos (Mel)
2) Atividades Culturais (Anjinho)
3) Carta pública ao ARRUDA (Telésforo, Laila e Danilo)
4) Montar um Wiki – plataforma digital com informações gerais sobre as atividades (Raul)
5) Mobilização:
Outras faculdades (Jero e ENECOS)
Virtual: Wiki + divulgação em listas (Raul)
Cartaz: Ellen e Jero (e vai falar com o Thiaguinho)
CAs – divulgar e preparar lista de interessados dos outros campi (Emanuel)
Assinaturas CAs – Pegar no CEB 5a feira (28/05)
Passagem em Salas: na próxima semana a gente organiza direitinho, e passa em sala para chamar gente pra atividade, principalmente em turmas para calouros.

6) Convites:
Oficina de Serigrafia com MPL (Danilo)
Oficina de Radioweb com Ralacoco/Dissonante (Mel)
Convites aos palestrantes (Raul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário