quarta-feira, 20 de maio de 2009

Relatoria do Conselho de Entidades de Base (CEB) de 12/5

Fumaça informa sobre uma a nova prática que adotaremos no CEB. Faremos uma mesa rotativa, composta por um presidente, um apoio, um sistematizador e um relator. O DCE convida membros do CEB para participar da mesa e a Luisa (CAREL) se propõe a ficar como sistematizadora.
Informes:
Raul (DCE): Tem reunião do CEPE essa semana (14/5) e as pastas estão no DCE.
Raul (DCE): Quinta-feira ocorrerá a primeira reunião dos estudantes sobre o novo Enem, serão dois encontros, sendo um às 12 e o outro às 18 horas.
Manu (CAGEAGRO): Questão da assistência estudantil nos novos campi. Quem quiser discutir depois da reunião, procurá-lo para saber mais.
Anjinho(DCE): O DCE foi convidado a participar de uma Audiência pública sobre trote violento nas universidades. Esse evento será na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, na quinta (14/5), às 10h, no Plenário 2. Depois do CEB poderíamos conversar sobre a posição do DCE sobre o assunto na audiência.
Finalizados os informes, procedemos às pautas:
1 ) Prestação de contas da chapa dois.
Letícia leu a prestação de contas da chapa e passou para os CAs conferirem. Estará disponível para posterior conferência no DCE.
Votação: Aprovada com uma abstenção.
2) prestação de contas da chapa quatro.
André explicou que na reunião passada foram apresentadas as contas da campanha, apenas trouxe os originais para conferencia dos CAs
Votação: Aprovada com uma abstenção.
3) Outros assuntos:
a) Indicações para representantes em comissões.
* Comissão responsável pela análise e seleção das solicitações de benefícios auxílio-viagem individual e benefícios auxílio-transporte terrestre. Temos dois representantes discentes. Um do DCE e outro do CEB.
(Raul(DCE): O DCE propõe que a indicação do representante do CEB seja realizada na próxima reunião, para que todos os CAs tenham tempo de analisar a questão e indicar seus membros.)
(Diogo pede que o conselheiro mantenha um dialogo constante com os estudantes dos cursos pq a letras por exemplo tem muita dificuldade com transporte para encontros)
Votação: Encaminhamento para o próximo CEB aprovada por consenso.
* GT Brasília 50 anos. A reitoria pediu que indicássemos um estudante. O DCE propõe que o nome seja aprovado em CEB e indica o MPL , que tem um forte debate sobre transporte, direito à cidade etc.
(Paíque(MPL): O movimento passe livre já tava pensando em uma intervenção nos 50 anos de bsb, pq se faz uma comemoração por uma cidade que esta se tornando insustentável. Foi discutido no movimento que a participação de movimentos sociais é importante, mas que se tenha participação de vários movimentos, porque são perspectivas diferente, que a vaga possa ser rotativa entre os vários movimentos, a participação dos estudantes como grupo é importante para que discutamos mais profundamente a universidade)
(Baiano: quer demonstrar sua preocupação pq o MPL é um mov. Social que discute essas questões, mas o movimento estudantil é outro movimento e tem algumas divergências. A vaga é dos estudantes e ao deve ser cedida a outro movimento. Se a vaga for passada ao MPL este deve representar os estudantes e não exclusivamente o MPL)
(CAHIS: O DCE concorda com a visão critica que o MPL representa?)
(Raul(DCE): O DCE concorda em grande parte. A indicação é de um representante estudantil. O nome do MPL deve ser um nome da UnB e ele só surgiu como proposta em função do debate mais aprofundado sobre a cidade.)
(Julia(DCE): deveríamos indicar no próximo CEB)
(Karla(CACEN): A vaga seria do MPL ou de alguém específico do MPL? Deveríamos pensar em uma intervenção do próprio movimento estudantil nos 50 anos de bsb. )
(Paíque(MPL): O pedido da reitoria foi de um RD, mas gostaríamos de ser convidados como movimento social)
Propostas e votações:
-Decidir no próximo CEB (10 votos favoráveis, 6 votos contrários e 1 abstenção)
-Buscar maior representatividade dos estudantes e dos movimentos sociais na comissão. ( ganhou por consenso)
-Lutar pela ampliação das vagas dos estudantes e de movimentos sociais na comissão (ganhou por consenso).
- Fazer um debate sobre o direito a cidade em parceria com o MPL antes do próximo CEB (ganhou com uma abstenção)
* Encontramos um memorando que chegou da reitoria com um convite para que os estudantes integrem com um representante, o Conselho Comunitário Especial de Segurança da UnB (CONSEG/UnB) do GDF. A comissão deve coletar dados e demandas e pensar políticas de segurança. Dada a complexidade do conselho o DCE propõe que esse representante seja escolhido no próximo CEB.
(Manu (CEAGRO) propõe que busquemos o mesmo tipo de comitê de segurança para cada um dos novos campi da UnB.)
(Paíque (MPL): Temos acompanhado esses conselhos comunitários, essas políticas costumam ser muito mais coercitivos, buscam legitimar as ações violentas, reflexo da política do GDF para a juventude.)
(Raul(DCE): Propõe uma discussão no próximo CEB sobre segurança na UnB e no DF. Pode servir como subsidio para nossa escolha do representante.)
(CAHIS: O problema da UnB não é conscientizar a população. Devemos defender nossas pautas, não debater o problema da militarização no DF.)
(Paíque (MPL): Devemos pautar contra a militarização das periferias e no centro sim, porque não podemos legitimar a violência contra as pessoas que moram inclusive aqui na UnB.)
Votação: Aprovada por consenso
b) Diogo propõe inclusão de pauta sobre as eleições:
Segundo ele, a apuração das eleições foram contadas de forma errada, estavam contando os votos nulos e brancos sem diferenciação entre um e outro. Pelo manifesto do Boi, cada cédula rabiscada seria considerada como anulada. No meio da apuração mudaram as regras de contagem.
Propõe que o CEB debata a questão no dia e que divulgue uma declaração de que os votos brancos e nulos não tem um numero certo, pois foram contados errado.
Votação: 5 votos favoráveis, 6 votos contrários.
Fumaça (DCE): O DCE se comprometeu a apresentar uma carta explicando a questão colocada pelo Diogo no próximo CEB.
Mateus (CAGEA): Propõe que as pautas sejam propostas uma semana antes para que os CAs discutam antes.
Fumaça(DCE): Esclarece que a proposta da atual gestão do DCE é convocar o CEB com essa antecedência proposta pelo CAGEA.

Não havendo mais pauta, a reunião se encerrou às 20h30.
Fim do CEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário